sábado, 16 de março de 2013

[REVIEW] Blind




Título original: 블라인드
Romanização: Beulraindeu
Tradução: Blind
Director: Ahn Sang-Hoon
Produtor: Yoon Chang-Eob
Cinematografia: Son Won-Ho
Ano: 2011
Género: Thriller; Crime
Duração: 111min



Kim Ha-Neul como Min Soo-Ah

Yoo Seung Ho - Kwon Ki-Sub

Jo Hie-Bong como Detetive Jo 

Yang Young-Jo como Myung Jin

Dolly como Seul-gi



   A história começa com o caso do desaparecimento de uma aluna universitária e o caso de uma vítima de atropelamento e fuga, que parecem estar ligados. E, em busca da resolução, os detetives procuram por testemunhas dos casos.
   Para depor sobre o que testemunhou, Min Soo-Ah dirige-se ao posto da polícia. Min Soo-Ah era uma cadete em ascensão na Academia de Polícia. Mas, depois de um grave acidente, no qual o seu irmão morreu, Soo-Ah perdeu a visão e a sua carreira policial acabou. Apesar disso, o Detetive Jo, responsável pelos casos em questão, não leva a sério aquilo que Soo-Ah lhe diz por ela ser cega. E só começa a acreditar nela quando as descrições de Soo-Ah, obtidas através dos seus sentidos mais apurados, parecem enquadrar num perfil ou contarem realmente o que aconteceu naquela noite.
   Na noite do atropelamento e fuga, Soo-Ah apanhou um táxi. Mas Soo-Ah apercebeu-se que aquele táxi não era um táxi normal, e que o condutor poderia ser o criminoso que procuravam. Para descobrirem a identidade e o paradeiro do homem que conduzia o táxi, Soo-Ah e o Detetive Jo investigam juntos. E é então que aparece outra testemunha, Kwon Ki-Sub, um rapaz que faz entregas, que diz ter testemunhado o atropelamento e fuga, mas que o carro não era um táxi, mas sim um carro importado, contradizendo alguns dos depoimentos de Soo-Ah.
   Soo-Ah e Ki-Sub parecem não se entender, mas começam a desenvolver uma certa afinidade. Até que Soo-Ah começa a ser perseguida por um homem misterioso.



Opinião: 
  A razão porque decidi ver o filme é um pouco parva. Decidi vê-lo porque vi um vídeo que se intitulava “um dos melhores momentos num filme coreano” (SPOILER! Mas se quiserem, o vídeo é este http://www.youtube.com/watch?v=yocuclBBlRo), um vídeo que envolvia Seung-gil, o cão-guia de Min Soo-Ah. Fiquem muito curiosa e decidi ver o filme.
Este filme deixou-me presa do início ao fim. Aliado ao mistério que envolve a morte da rapariga, está o desenvolvimento das relações pessoais entre duas vítimas que se contradizem no início. A história está muito bem construída, para envolver o espectador num suspense até ao fim. É um pouco assustador, há momentos de muita tensão em que mesmo quem está a ver o filme sente o medo das personagens.
   A personagem do Yoo Seung Ho está muito bem representada, mas a actriz Kim Ha-Neul conseguiu uma representação soberba. A vida que ela deu, e nos momentos certos tirou, à personagem cega, tornou o filme um sucesso.
Para quem gostar de ver filmes deste género, e apesar de não ser tão severo como The chaser, Memories of Murder, Mother ou I Saw the Devil, é um filme recomendável, pois tem todos os ingredientes de um thriller coreano assustador, mas decente (no sentido não tão hardcore do estilo)



Sobre o filme:
 Está classificado como 7/10 no IMDb

 Festivais:
   VII Fantastic Fest – 2011
   XV Punchon International Fantastic Film Festival – 2011
   XIV Udine Far East Film – 2012

 Prémios
    Blue Dragon Film Awards (20011) – Melhor Actriz (Kim Ha-Neul) 
    Daejong Film Awards(2011) – Melhor actriz (Kim Ha-Neul)
                                                   Melhor Guião


Assistir Online (legendas em Inglês)

Download (legendas em Português)



Nenhum comentário:

Postar um comentário